Histórico Da Escola

A Escola Estadual Ulisses Guimarães está localizada a rua Rio de Janeiro, n° 915, Bairro Centro, CEP 78.840.000, Telefone Fax - (66) 3419-3504 Campo Verde – MT.

A escola possui uma área de 12.030,00 m sendo:

- Área construída: 1.441,97 m2
- Quadra Poli esportiva: 1.022,46 m2
- Área construída total de 2.464.43 m2
- Área livre: 9.593, 85 m2

Art 3° Sua estrutura escolar é composta de:

- 13 salas de aula
- 01 cozinha com dispensa
- 01 sala dos professores
- 01 banheiro feminino e 01 banheiro masculino para funcionários
- 01 sala de biblioteca
- 01 sala de Secretaria
- 01 sala de Direção
- 01 sala para deposito de material de limpeza
- 01 sala de informática
- 01 banheiro masculino para alunos
- 01 banheiro feminino para alunas
- 01 banheiro masculino para portadores de necessidades especiais
- 01 banheiro feminino para portadores de necessidades especiais
- 01 sala para materiais didáticos e esportivos e arquivos
- 01 quadra poli esportiva coberta
- 01 cantina
- 01 sala para depósito

Art. 4° OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO SÃO:

matutino: 07:00 h às 11:00 h

Vespertino: 13:00 às 17:00 h

Noturno: 19:00 ás 23:00 h

O recreio de 15 minutos é computado como socialização dos alunos.

Art. 5º ATENDIMENTO E FUNCIONAMENTO DE TURMAS

A escola atende a clientela escolar como turmas formadas de Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnico em Administração e Técnico em Logística. Também oferecendo a clientela da Zona Rural o atendimento do Ensino Médio com extensão de salas anexas na Rede Municipal de Ensino no período noturno.

HISTÓRICO DE CRIAÇÃO

Art. 6° - Antes de se falar da criação da escola é importante reportar aos fatos que contribuíram para o crescimento da cidade de campo Verde. A história da ocupação da região onde hoje está localizado o município de Campo Verde pode ser dividida em duas etapas. A primeira ainda no século 19 quando chegaram os primeiros habitantes vindos do triângulo mineiro. As famílias se estabeleceram na localidade conhecida como Buriti dos Borges e deram início ao processo de colonização. Por mais de 100 anos a região viveu apenas da pecuária e da agricultura de subsistência, até que na década de 1970, com a chegada de migrantes vindo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Campo Verde, então conhecido como Distrito do Posto Paraná, deu um salto de progresso. Primeiro foi o cultivo de arroz que impulsionou a economia local, depois à soja ocupou o cerrado e trouxe mais riquezas para o futuro município. No tocante à Educação, Campo Verde inicialmente, antes de sua emancipação, contava com uma Esola pública, nop bairro Jupiara, que ficava sob a jurisdição de municipio de Dom Aquino, sendo que posteriormente esta escola passou a pertencer à rede pública estadual. Com a chegada de migrantes de diversos estados brasileiros, e consequentemente a procura de estabelecimento de ensino, a comunidade campoverdense construiu salas anexas onde hoje funciona a Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho.
Após a emancipação da cidade de Campo Verde, em 04 de julho de 1988, e com o cresciemnto populacional e econômico houve um reflexo na procura de outros estabelecimentos de ensino, surgind então, a Escola Estadual Ulisses Guimarães para o atendimento de alunos do Ensino Médio Regular, criada pelo Decreto Lei N° 1841/97 D.O. De 21/11/1997.

Art. 7° - Na época da criação da Escola, o cenário político registrava a grande contribuição do parlamentar Ulisses Guimarães que se projetou no cenário nacional, por seu desempenho e destaque foi esolhido seu nome para denominação dessa unidade escolar de " ESCOLA ESTADUAL ULISSES GUIMARÃES". Por ter caracterizado um cidadão impetuoso, honesto e ao mesmo tempo múltiplo com professor, advogado, poeta, escitor e político.
Nascido em 06 de outubro de 1916, teve uma morte trágica em 12 de outubro de 1992.
Dentro do cenário político seu maior feito foi conduzir a Assembléia Constituinte de 1988 e promulgar a "Carta Cidadã", também articulou o processo de impeachment de Fernando Collor de Melo, esta sua última contribuição para o povo brasileiro.

DAS DATAS COMEMORATIVAS
ART. 8° - DA DESIGNAÇÃO DAS DATAS MEMORATIVAS

I-Fica designado o dia 21 de novembro para comemorar o dia da Escola.
II- Fica instituído o dia 06 de outubro para comemorar o dia do patrono da escola: " ULISSES GUIMARÃES".